Fazes-me falta, Inês Pedrosa

fazes-me-faltaDizem que “Fazes-me falta” é o melhor romance da escritora e jornalista portuguesa Inês Pedrosa. Bem, dela é o único livro que li como parte de minha missão de descobrir em 2013 novos autores. Gostei, mas não fiquei impressionada. Explico.

“Fazes-me falta” traz dois narradores: um homem e uma mulher que se amam, porém, não são, necessariamente, um casal. Ela, bem mais nova do que ele, está morta. E, capítulo a capítulo, as vozes narrativas se alternam. Ela coloca em pauta questões mal explicadas, dúvidas, erros do passado e outras coisas da vida. Ele responde cada uma das indagações sob seu ponto de vista. E, diante do inevitável da vida – a morte -, ambos fazem confissões que nunca antes tiveram coragem de fazer.

É um belo livro de amor e amizade, longe de ser bobo ou ingênuo. É notável o domínio de Inês sobre as palavras. Ela usa cenas do cotidiano, dessas as quais não damos a mínima importância, para enfatizar mágoas, amores perdidos, sonhos não realizados. Do mesmo modo, usa pequenos momentos de felicidade para relembrar aquilo que realmente vale a pena nesta vida (e a que só damos importância quando o perdemos).

O que me incomodou ao longo da leitura foi a estrutura do livro. Não que seja mal feita. Mas é algo que cansa! Ou a mim cansou. Sempre ficou a sensação de que ok, agora a mulher começou a falar de tal assunto. No capítulo seguinte, será a vez dele dar sua versão sobre este mesmo tema. Fiquei,o tempo todo, esperando algo mais. Mas talvez seja um problema mais meu do que do livro em si.

Mais do que um apanhado de frases bonitas, “Fazes-me falta” é um livro que nos leva a colocar o pé no freio da correria da vida e pensar no que realmente vale a pena – antes que nos seja tarde demais.

“E nós deixámos-nos matar, porque está na natureza do amor estilhaçar-se em ruídos, desfazer-se em vidros e pesar-nos no lugar do coração até que a morte o restaure”. 

______________

Fazes-me falta

Inês Pedroso

Alfaguara

Deixe um comentário

