A morte de Ivan Ilitch, Lev Tolstói

a morte de ivan ilitch lev tolstoiHá algumas semanas, li o maravilhoso “A morte de Ivan Ilitch”, um clássico do russo Lev Tolstói. E pensei muito sobre o sentido da vida. Qual é o preço de termos tudo  aquilo que conquistamos com a nossa luta do dia a dia? Será que é isso o que realmente nos faz feliz? Até onde tudo isso que fazemos vale a pena?

Bem, “A morte de Ivan Ilitch” é um livro curtíssimo, mas nem por isso pouco denso. Pelo contrário, poucas vezes vi tanta densidade e tantos elementos em tão poucas páginas. Nele, Tolstói narra, de maneira magistral, a vida de Ivan Ilitch, um homem comum que, graças ao seu esforço e força de vontade, vence condições sociais desfavoráveis, casa com uma boa moça, muda-se para uma cidade grande, arruma um ótimo emprego. Mas eis que ele, no auge, adoece de algo que nenhum médico descobre.

E é diante da sua doença, das dores físicas insuportáveis que Ivan Ilicth se questiona sobre o sentido de sua vida. Será que tudo o que ele conquistou era aquilo que ele realmente desejava? Ele, de fato, amava sua esposa? Gostava de seu emprego? Esses elementos de sua vida lhe faziam feliz? É ali, em seu leito de morte, que ele pensa sobre quem é, o que fez e o que poderia ter feito.

E não é assim que muitos de nós agimos em nossas vidas? Por que pensamos no que nos faz feliz apenas quando não sabemos se haverá uma segunda chance? Por que vivemos  deixando aquilo que, no fundo, nos angustia (e nós sabemos disso, sentimos a angústia) nos roube mais um dia? Por que falta força para mudar?

Não, não sabemos as respostas. Ou a ignoramos. Não sei.

“E Caio é realmente mortal, e está certo que ele morra, mas quanto a mim, Vânia, Ivan Ilitch, com todos os meus sentimentos e ideias, aí o caso é bem outro. E não pode ser que eu tenha de morrer. Seria demasiadamente terrível”. (pág. 49).

_________

A Morte de Ivan Ilitch

Lev Tolstói

Editora 34

Tradução: Boris Schnaiderman

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s