1Q84 (Livro 1 e Livro 2), Haruki Murakami

De vez em quando, a cabeça cansa, a alma cansa mais ainda e tudo o que você precisa é de uma boa literatura de entretenimento. Se este também é o seu caso, recomendo “1Q84”, livro do badalado japonês Haruki Murakami, publicado em três volumes. Aqui no Brasil, já foram publicados dois pela Alfaguara (esperamos o último, dona Alfaguara!).

capa murakami 1Q84 - VOLUME 1_aberto.indd

A trama conta duas histórias paralelas acontecidas no ano de 1984 – fazendo, claro, menção ao “1984” de George Orwell: a  história de Aomane, uma professora de artes marciais e assassina nas horas vagas, e de Tengo, professor de matemática e escritor frustrado.  Tengo recebe uma proposta de trabalho de gosto muito duvidoso – reescrever o livro “Crisálida de Ar”, da jovem Fukaeri. É a partir daí que se entende que as histórias de Aomane e Tengo irão se cruzar e que, juntos, os dois têm uma missão muito importante no mundo de 1984.

“1Q84” tem de tudo: ficção científica, amor, artes marciais, fanatismo religioso. E o ponto alto é justamente a história, que deixa você MUITO curioso para descobrir, por exemplo, que diabos é a tal crisálida de ar. Quando o Livro 1 termina, você quer logo ler o 2. Tenho observado muitas pessoas (passeando nas livrarias e cafés da cidade) lendo e fazendo comentários positivos sobre o livro. E, pelo o pouco que pesquisei, ao redor do mundo esta obra é um grande sucesso editorial. Acho isso super positivo quando acontece com um livro que não é o “50 Tons de Cinza” nem suas imitações.

Leitores mais atentos, no entanto, podem reparar vários furos na história e vários trechos repetitivos. Alguns personagens são bem óbvios, mas os dois protagonistas são bem interessantes, principalmente Aomane, uma espécie de Lisbeth Salander do Japão dos anos 80 (sei lá, eu lembrei da Lisbeth).

Sinceramente, não entendo o porquê de tanta badalação para cima do Murakami. Dele, também li o “Minha Querida Sputnik”, um livro bonito, mas ok, nada demais. Nunca vi nada de genial dele. Enfim, Murakami é pop e está aproveitando o seu momento.

Mas “1Q84” é um livro fácil, gostoso e divertido de ler, bom mesmo para descansar a mente. Não vejo a hora de sair o terceiro volume para ver como toda a história irá acabar.

“Se você ama, ainda que uma única pessoa, de verdade, a vida vale a pena. Mesmo que você não fique com ela” (pág. 270 – Livro 1).

___________

1Q84

Haruki Murakami

Editora Alfaguara

Tradução: Lica Hashimoto

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s