O Encantador – Nabokov e a Felicidade, Lila Azam Zanganeh

o encantador nabokov e a felicidadeQuando Vladimir Nabokov morreu, Lila Azam Zanganeh tinha somente 10 meses de idade. Mas a morte, de alguma maneira mágica que não precisa de explicação, não separou os dois. Durante sua adolescência, a jovem francesa descobriu os controversos livros de um dos nomes mais expressivos da literatura norte-americana do século XX. E, desde então, não se separaram mais. Lila desenvolveu uma verdadeira obsessão pelo escritor. Tornou-se profunda conhecedora de sua obra e de sua vida. E reuniu seus conhecimentos em um livro instigante: O Encantador – Nabokov e a Felicidade.

Em uma mistura de biografia, ensaio, crítica literária e ficção, Lila reconstrói a história de Nabokov. Fala de sua infância na Rússia, seus relacionamentos amorosos, seu casamento, sua vida de país em país, sua obsessão por borboletas e, claro, seus livros. Cada capítulo traz uma ideia de felicidade presente nas obras de Nabokov, algo que, segundo a autora, praticamente não foi explorado por nenhum crítico ou estudioso do escritor, que preferiam abordar os temas mais sórdidos da obra nabokoviana.

A estrutura de O Encantador – Nabokov e a Felicidade é algo inovador e bastante interessante. Em um dos capítulos, Lila apresenta um desenho que representa para ela uma determinada cena de livros como “Lolita” e “Ada ou Ardor”. Em outro, ela publica sua entrevista com o autor – entrevista que aconteceu, obviamente, apenas em sua imaginação, porém que revela muito sobre a obra e as preferências de Nabokov. Esses são apenas alguns exemplos. Talvez Lila se torne alvo de críticas de acadêmicos chatos, que acreditam que o conhecimento deve permanecer apenas na academia. Eu acredito que Lila levou o gênero ensaio para mais perto de público. E foi além: trouxe Nabokov de volta à vida, mostrou que ele é muito mais do que “Lolita” e suas polêmicas.

Mesmo que o leitor pouco ou nada conheça sobre a obra nabokoviana, a leitura de O Encantador – Nabokov e a Felicidade vale a pena. Isso porque o livro é, também, uma homenagem a nós, leitores. “Lemos para reencantar o mundo”, Lila escreve logo nas primeiras páginas. E não é verdade? Toda vez que abrimos um livro novo estamos entrando em um novo mundo e reencantando, de algum modo, o nosso. Parece meio ingênuo dizer isso, mas acho que ler nunca pode se tornar uma ação mecânica. A leitura deve ser um momento mágico, sempre. Lila nos lembra disso. E acredito que o mundo precisa de pessoas assim.

Por fim, quero dizer que realmente entendo a paixão e a obsessão de Lila por Nabokov. Entendo quando ela diz que ele está presente em sua vida, quando ela afirma perceber, em vários momentos do seu dia, algo que lembre o escritor, quando ela conta que passou a se interessar pelas mesmas coisas que ele. Realmente entendo isso. Talvez haja que ache toda essa paixão um exagero. Eu não. E, realmente, finalizei a leitura de O Encantador – Nabokov e a Felicidade com um sorriso no rosto, acreditando um pouco mais nas pequenas sutilezas da vida.

“E embora nada de mais possa ser visto através da bruma, há a bem-aventurada sensação de que se está a olhar na direção correta.

Agora, imagine esse rastro de luz”.

___________________

O Encantador – Nabokov e a Felicidade

Lila Azam Zanganeh

Editora Alfaguara

Tradução: José Luis Passos

Anúncios

5 comentários

    1. É um livro bastante curioso e interessante. Como disse, vale a pena por aproximar o leitor do gênero ensaio e de Nabokov. Dele, eu só li Lolita, e isso há 10 anos. Fiquei com muita vontade de ler Ada ou Ardor.
      Abraço!

    1. Oi, Camilla,
      Em primeiro lugar, obrigada por ler o blog. Fico feliz 🙂
      Também gostei muito deste livro e espero ler outros da Lila. Ela já está trabalhando em um novo.
      Vou linkar seu blog aqui e acompanhá-lo.
      Beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s