Como Proust pode mudar sua vida, Alain de Botton

como proust pode mudar sua vida alain de bottonÉ bem verdade que “Como Proust pode mudar sua vida”, do filósofo Alain de Botton, tem título de livro de autoajuda. E não vou negar que tenha também um quê de autoajuda. Mas não, o conceituado filósofo não chegaria a este ponto. O que ele faz neste livro é colocar um autor  inacessível para muitos leitores no papel protagonista. A vida e a obra de Proust servem de exemplo para diversos quesitos da existência humana: amor, felicidade, ciúmes, etc. Cada capítulo trata de uma dessas questões ou sentimentos, discutidos a partir da vida do escritor francês ou da de seus célebres personagens.

A própria editora Intrínseca, responsável pela publicação de “Como Proust pode mudar sua vida” no Brasil, afirma que o livro contém uma série de “sábios conselhos para a vida cotidiana que se encerra na biografia, na correspondência e na obra de Marcel Proust“. No entanto, nem Proust nem seus personagens servem modelos ideais. O escritor era doente e se recusava a tratar suas enfermidades; era, também, dependente de sua mãe; dizem, ainda, que não era de fácil convivência. Os personagens de “Em Busca do Tempo Perdido” também estão longe de serem heróis.

Então, como Proust pode mudar a nossa vida? Para Alain de Bottom, são as infelicidades do autor francês que devem nos inspirar. Ao estudar um pouco a vida e a obra de Proust (ou mesmo durante a leitura de “Como Proust…”), é possível perceber que o escritor passou tanto tempo pensando sobre a vida ou preso a algo (como suas doenças imaginárias e seus relacionamentos que não saíam da fase do planejamento) que, no final, esqueceu de vivê-la. E “Em Busca do Tempo Perdido”, na medida que o protagonista relembra fatos e pessoas de sua existência e narra a sua história, também traz à discussão de que a vida é o que se vive neste exato momento.

O que Alain de Bottom faz em seu livro, de forma bastante estudiosa e observadora, é reunir diversos fatos da vida do escritor e de sua obra, além de depoimentos de amigos e admiradores, para discutir questões inerentes a todos nós, em algum momento de nossas vidas. A linguagem é bastante simples e acessível, mesmo para quem nunca leu uma página sequer da obra proustiana. O que está em voga em “Como Proust pode mudar sua vida” não é o autor e sua contribuição para a literatura, mas sim o que dela podemos tirar.

De modo geral, o exercício realizado e apresentado por Alain de Botton é aquele que muitos de nós, leitores, fazemos (não sei se de modo correto – ou mesmo se isso é correto): como uma leitura pode mudar nossa vida? Talvez busquemos nas artes – na literatura, mais especificamente – respostas para nossos dilemas. A literatura, no entanto, nunca irá apresentar uma fórmula mágica para que alguém supere um coração partido. Isso sim é autoajuda. Se, de fato, queremos respostas, devemos descobrir nossas próprias verdades. E este é o grande conselho de Alain de Botton. O próprio papel da leitura, aliás, é um dos temas discutidos pelo filósofo, trazendo o conflito proposto por Proust: até onde podemos levar a literatura a sério e em importante papel em nossa vida? Fica a reflexão.

______

Como Proust pode mudar sua vida

Alain de Botton

Intrínseca

Tradução: Marcello Lino

Anúncios

3 comentários

  1. Carla!
    Gostei da resenha deste livro que é mais um dentre as preciosidades de Alain de Botton. Creio que foi o estopim para que eu, humildemente, queira entrar no mundo Proustiano.. com a seguinte meta 2014: ler o ´No caminho de Swan` que já me aguarda na estante.

    Felicidades, querida!! E bora aproveitar e curtir o ´tempo-presente`!!

    Bjo grande,
    Camilla

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s